Ainda não subscreves a Newsletter ICC?

Junta-te a 800+ pessoas todas as segundas de manhã para ler sobre dinheiro, investimentos e como construir um futuro melhor para a tua família.

    Para de Pagar Comissões Desnecessárias: Bancos

    A atividade bancária é necessária, mas os bancos não. – Bill Gates

    Bill Gates referia-se ao facto de que a maioria dos bancos possuem uma espécie de “super poder”: cobrar comissões por quase todos os serviços que oferecem.

    Essas comissões incluem desde a manutenção de conta, até transferências, uso de cartão de débito ou crédito, de serviços internacionais, de conversão de moeda, etc.

    Neste texto, quero ajudar-te a poupar dinheiro, ao mostrar-te alguns bancos com comissões baixas ou até inexistentes.

    Vamos lá.

    Como saber que comissões estou a pagar neste momento?

    As comissões que pagamos aos bancos podem parecer pequenas, mas somadas ao longo de um ano, acabam por reduzir o nosso rendimento.

    Então, como é que podemos não pagar essas comissões?

    O primeiro passo é saber quanto é que estamos a pagar efetivamente a pagar.

    Para isso, podemos consultar o extrato anual de comissões que é (ou pelo menos deveria ser) enviado pelo banco todos os anos.

    Se não tiveres esse documento na tua caixa de e-mail ou não o conseguires encontrar na app do teu banco, podes sempre pedi-lo ao teu gestor de conta.

    Lá, vais encontrar de forma detalhada quais são as comissões que pagas, e qual foi o valor total pago em comissões durante o último ano.

    Depois de saberes qual é o valor, o próxima passo é considerar mudar para um banco que não cobre essas comissões.

    Mas, o que é que devemos analisar para escolher o melhor banco para nós?

    Como escolher o melhor banco

    Para escolher o melhor banco para nós, devemos analisar os seguintes fatores:

    • Comissão de Manutenção: Verifica se o banco cobra simplesmente por manter a tua conta ativa.
    • Comissões de Transferência: Certifica-te de que o banco não cobra pelas transferências, tanto em Portugal quanto dentro da zona SEPA (espaço europeu).
    • Cartões de Débito e Crédito: Muitos bancos oferecem cartões gratuitos, mas alguns cobram pela emissão física do cartão. E ainda cobram anualmente uma taxa de disponibilização do cartão, ou seja, pagas para ter o cartão ativo.
    • Levantamentos Grátis: O número de levantamentos sem comissões pode variar. Para a maioria dos bancos nacionais, este serviço é grátis. Mas para alguns bancos internacionais, pode existir limite tanto do valor que podes levantar como do número de levantamentos que podes fazer gratuitamente.
    • Serviços Extras: Há bancos que cobram por transferências MB WAY (pode contornar-se ao usar o MB WAY através da app do banco), e outros por transferências no Paypal (por ser um serviço internacional).

    Este tipo de comissões são as que estão relacionadas de forma mais próxima com a forma como a maioria das pessoas usa o seu banco no dia-a-dia.

    Por exemplo, a Joana, uma antiga aluna da Mentoria ICC, descobriu que estava a pagar 110,36€/ano em comissões de forma completamente desnecessária.

    Tudo o que precisou fazer para ganhar mais 110,36€/ano foi mudar de banco.

    Se conseguires encontrar um banco que não cobre estas comissões que falei acima, que razão terás para não mudar?

    Bancos com comissões baixas ou inexistentes

    Existem vários bancos com comissões baixas ou inexistentes.

    Abaixo segue uma lista de alguns deles.

    De certeza que existem mais, de certeza que existem bancos que tiveram promoções em algum período de tempo e houve alguns clientes que aproveitaram (e bem) e usam esses bancos e não pagam comissões.

    Outros bancos trocam as comissões pela obrigação da domiciliação do ordenado, ou seja, tens de te comprometer a receber o ordenado sempre naquela conta.

    A lista que segue abaixo não inclui nenhuma destas promoções ou obrigações.

    Só te peço um favor. Antes de abrires conta em algum destes bancos (ou noutro qualquer), confirma que estas condições se mantêm.

    Eu não tenho qualquer controlo sobre as alterações que os bancos poderão (ou não) fazer às condições que oferecem.

    E eles fazem-no de forma regular, principalmente os bancos mais tradicionais, como forma de atrair e rentabilizar mais clientes.

    Passemos então à lista.

    ActivoBank

    O ActivoBank é um banco nacional pertencente ao grupo Millenium BCP. Não cobra comissões de manutenção de conta nem de transferência, oferece cartão de débito e crédito grátis e tem balcões de atendimento presenciais em Lisboa e Porto.

    Moey

    A Moey também é um banco nacional, mas é 100% digital. Pertence ao grupo Caixa Agrícola. Também não cobra comissões de manutenção de conta nem de transferência, e disponibiliza cartão de débito de forma gratuita.

    Openbank

    O Openbank é um banco 100% digital pertencente ao grupo Santander. Não cobra comissões de manutenção de conta nem de transferência. E disponibiliza cartão de débito aos seus utilizadores de forma gratuita. Oferece também descontos em algumas marcas quando o pagamento é feito com o cartão.

    Revolut

    O Revolut é um banco internacional 100% digital. Não cobra comissões de manutenção de conta nem de transferência. No entanto, para ter cartão físico é preciso pagar pela sua emissão. E os levantamentos de dinheiro estão limitados. No entanto, oferece taxas de câmbio muito atrativas e de forma simples, o que o torna num bom aliado caso queiras viajar para fora da Europa.

    N26

    O N26 é um banco 100% digital alemão. Não cobra comissões de manutenção de conta nem de transferência. Mas para ter cartão de débito físico, é necessário pagar pela sua emissão. Os levantamentos em caixas multibanco têm um limite mensal de 3, a partir do qual este serviço passa a ser pago.

    Analisa as condições destes diferentes bancos e escolhe o banco mais adequado às tuas necessidades.

    Ação é o que gera Resultados

    O meu objetivo com este texto é simples: se estás a pagar comissões desnecessárias, muda para um banco que ofereça os mesmos serviços sem custos.

    Além de poupares dinheiro, ainda podes beneficiar de melhores condições, especialmente se gostas de viajar, pois alguns bancos como o Revolut oferecem taxas de câmbio muito mais atrativas.

    O poder está nas tuas mãos: revê as tuas comissões, escolhe uma alternativa melhor e começa a poupar!

    Se queres saber como deixar de pagar comissões em corretoras, lê este texto.

    Um abraço,

    Edgar


    Quando estiveres pronto(a), estas são as formas como eu te posso ajudar:

    Excel Orçamento Mensal – Grátis

    Faz o teu orçamento mensal de uma forma rápida e fácil para nunca perderes o controlo sobre o teu dinheiro.

     Workshop Como Construir um Futuro Financeiro Sólido para os Filhos – Pago

    Descobre como procurar, analisar e escolher o melhor PPR para investires no futuro dos teus filhos.

    Método Investe com Confiança – Pago (Brevemente)

    Implementa o método que já ajudou dezenas de pessoas a investir o seu dinheiro com confiança e segurança. Transforma as tuas poupanças numa máquina de fazer dinheiro a longo prazo.

     Mentoria ICC – Pago

    Aprende individualmente comigo durante 8 semanas tudo o que precisas saber para investir de forma rápida e consistente.